Carreira digital: saiba como atuar na área

No primeiro episódio da série, descubra como é o mercado de TI e o que você deve fazer para se profissionalizar nessa área que oferece bons salários e oportunidades de emprego. 

olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/carreira-digital-saiba-como-atuar-na-area 

Fábio Maschi acabou de se formar no ensino médio e, aos 17 anos, já decidiu o que vai estudar e o que pretende fazer para o resto da vida. Sempre ligado em tecnologia, ele vai prestar vestibular para dois cursos: engenharia da computação e ciência da computação. "Esse ano inteiro eu fiquei pesquisando e procurando. Se você me perguntar hoje, eu não tenho 100% de certeza que é o curso que escolhi ao certo, mas é o máximo que eu consegui", conta.

Hoje, mais seguro da sua escolha, Fabia explica que não foi fácil decidir entre tantos cursos, tantos nomes diferentes e tantas possibilidades. Como cada instituição denomina seu curso como bem entende, o jovem conta que o processo de escolha foi um pouco confuso. "Tem vários cursos, em várias faculdades, e cada curso tem um nome diferente. A abordagem de alguns é até a mesma só que com nomes e até duração diferentes".

Apesar da pouca idade, Fábio já se destaca como programador e fez alguns trabalhos em parceria com um colega. E ele não é nenhum autodidata: o estudante investiu em alguns cursos técnicos antes de tentar a universidade. Célio Antunes, presidente da Impacta explica como cursos de qualificação podem ajudar quem pretender entrar no mercado de tecnologia. "A pessoa pode fazer cursos mais rápidos e procurar obter sua certificação. Isso abre a possibilidade de, em um processo seletivo, a pessoa já ser escolhida na primeira etapa por ter uma certificação. A certificação pode ser muito boa nesse sentido".

Segundo Antunes, existe até um caminho indicado para quem deseja ser um grande profissional e se destacar na área de TI. "O profissional deve ter o conhecimento "ampulheta": ele tem que conhecer de tudo um pouco em tecnologia, se especializar em uma tecnologia e depois ampliar sua visão de mundo", explica.

Outra dica interessante na hora de procurar um curso - e isso não só na área de tecnologia -, é escolher algo que tenha a ver com o seu perfil. "Você vai se dar bem na área que você mais gosta. E quem é bom nessa área vai se dar muito bem, cada vez mais", comenta Célio Antunes. O executivo também afirma que em tecnologia tudo muda em um período curtíssimo de tempo. Então, é preciso estar sempre atualizado com cursos de pós graduação e MBA para evoluir junto com o mercado.

 

https://dicadeumamigo.webnode.com.br/