Para começar o ano de cabeça erguida

O final do ano chega cheio de notícias desanimadoras. A crise econômica mundial segue firme e forte, agora vitimando a velha e boa Europa. Nos Estados Unidos, jovens com cédulas sobre os olhos protestam contra a ganância de Wall Street. No Brasil, a indústria apresenta sinais de desaceleração e especialistas pedem cautela. Como manter o otimismo diante desse cenário? O colunista Luke Johnson, do Financial Times, dá dez dicas para recuperar a confiança e fazer com que os negócios sigam em alto astral, apesar do nevoeiro.

1. Estude história. Não é a primeira vez que o mundo atravessa uma crise econômica. Fases de recessão são cíclicas na história da humanidade. Mas, em última instância, as condições materiais da sociedade tendem a melhorar, especialmente por conta de avanços tecnológicos.

2. Filtre os noticiários. Não dá para fechar os olhos e ignorar o que rola na internet ou no jornal da TV. Mas é saudável adotar uma postura cética em relação aos noticiários. O velho clichê continua sendo verdadeiro: más notícias vendem mais que boas notícias. Leia com parcimônia, e não acredite em tudo que lê.

3. Passe mais tempo com pessoas jovens. Com o passar dos anos, até o mais ousado empreendedor tende a perder o espírito de aventura e a capacidade de se encantar com o novo. Cerque-se de pessoas que ainda preservam essas qualidades. Seu humor agradece.

 4. Mantenha a cabeça fria. A maioria das previsões apocalípticas feitas pelos jornalistas da área econômica tendem a não se realizar. Imaginar tragédias faz parte da natureza humana: isso nos ajuda a nos prevenir contra ameaças verdadeiras. Não quer dizer que elas vão se tornar realidade.

5. Evite os pessimistas. Você sabe quem são. Eles reclamam o tempo todo – da economia, da presidente, do chefe, do mau tempo, do técnico do time… Prefira a companhia de pessoas com ideias e pensamentos construtivos.

6. Admita os erros e siga em frente. Se você decidiu ser empreendedor, um dia, com certeza, tomará uma decisão errada. Ou várias. Não perca seu tempo com longos arrependimentos. Analise o erro, tome providências para não repeti-lo e comece tudo de novo.

7. Mantenha-se ocupado. Pessoas ativas não têm tempo de ficar se preocupando com a conjuntura global. Há muitas oportunidades por aí: o importante é ficar de olhos abertos e aproveitar as melhores chances.

8. Cuide do corpo. Endorfinas são uma cura milagrosa contra qualquer tipo de desânimo ou preguiça. Nade, corra, ande de bicicleta, pule de paraquedas – vale tudo, desde que o corpo esteja em movimento.

9. Concentre-se nas pequenas vitórias. Nem sempre é possível fechar um grande negócio ou entrar em um novo mercado. Mas dá para saborear pequenas vitórias, como a melhora do desempenho de um funcionário ou o e-mail de um cliente satisfeito. Se você se concentrar nos sucessos, vai ficar bem mais fácil enfrentar os fracassos.

10. Esqueça o euro. Ficar se preocupando com a macroeconomia nem sempre é produtivo. Já que não dá mesmo para você controlar o que acontece na Itália ou na Grécia, concentre-se no seu mercado local, nos produtos que oferece, no público-alvo. O mundo fica mais simples desse jeito.


 

https://dicadeumamigo.webnode.com.br/