Carreira em TI: setor de telecom vira oportunidade de trabalho no País

Estudo da Hays aponta que empresas tendem a internalizar funções de tecnologia ligadas ao negócio e terceirizar as atividades mais técnicas

Um relatório da consultoria em recrutamento de profissionais Hays, sobre as perspectivas para o mercado de trabalho em TI (Tecnologia da Informação) no Brasil em 2011, aponta que o mercado de telecomunicações está entre os setores que mais devem contratar nos próximos anos. Segundo o estudo, os grandes eventos programados no País - como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 - vão exigir investimentos na qualidade e na quantidade de serviços prestados pelo setor de telecom, o que justifica a abertura das vagas nessa área.

Outra tendência citada pelo relatório é que, em 2011, as empresas continuem a trazer para dentro delas, em um movimento chamado de insourcing (internalização), algumas funções de TI que hoje são terceirizadas, em especial, aquelas que são diretamente ligadas ao negócio. Em contrapartida, as companhias tendem a terceirizar atividades mais técnicas, como desenvolvimento de sistemas e gestão de infraestrutura e aplicações.   

Veja também: Três cargos em alta na área de tecnologia no Brasil

O relatório da Hays cita ainda que o Brasil deve sair beneficiado por essa tendência de as organizações de todo o mundo terceirizarem as atividades técnicas de TI. Isso porque, apesar do País não ter um custo de mão de obra tão competitivo como de outros mercados, cada vez mais os profissionais brasileiros são reconhecidos por seu senso crítico, capacidade de questionamento e de inovação. O que tende a resultar em projetos de melhor qualidade e com menor índice de retrabalho.

O levantamento afirma também que, a exemplo do que ocorreu em 2010, neste ano, deve existir grande demanda por analistas de negócios, profissionais especializados no sistema de gestão empresarial SAP, em infraestrutura e em gestão de projetos.

A seguir, assista à matéria do Olhar Digital sobre áreas de TI que pagam altos salários aos profissionais no Brasil:

 

 

https://dicadeumamigo.webnode.com.br/