Perfil do Brasileiro nas Mídias Sociais

20-02-2011 14:44

São Paulo, Brasil – 17 de fevereiro, 2011 Quem é o usuário brasileiro de mídia social? Quais seus hábitos online? Como se relaciona com marcas e produtos através de ferramentas web2.0? São essas as questões que visa responder o estudo inédito sobre Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil, realizado pela eCMetrics.  A pesquisa foi realizada em dezembro de 2010 com 2.440 membros do painel online eCGlobalPanel, um dos maiores painéis online de pesquisa da América Latina com mais de 190 mil consumidores brasileiros ativos e mais de 500 mil na América Latina (um dos maiores desta região).

Sabemos que mais de 90% dos internautas brasileiros estão cadastrados ao menos em uma rede social (Ibope, nov/2010), mas como o brasileiro está se comportando diante desta nova realidade? E como isto afeta o relacionamento deles com as empresas/marcas?

“Ainda que a grande maioria das empresas já tenha dado seus primeiros passos nas redes sociais, muitas grandes marcas no Brasil parecem não ter definido com clareza sua estratégia no segmento de Mídias Sociais. Um dos intuitos deste estudo é servir como ferramenta de suporte para a definição destas estratégias”, afirma Iván Casas, CEO da eCMetrics.

O Perfil do Brasileiro nas Mídias Sociais

A eCMetrics possui uma metodologia própria de segmentação de perfis em mídias sociais baseado nos diferentes graus de envolvimento das pessoas com a elaboração, consumo e difusão de conteúdo nestes canais (tipologias ideais de usuários); metodologia esta que foi aplicada na classificação dos diversos perfis de usuários neste estudo.

Dos internautas brasileiros que estão em canais de mídia social, 16% produz conteúdo, 22% critica ou coleta (reproduz), 36% observa, participa ou cultiva contatos (tipo mais comum) e outros 26% caracterizam-se como fortes consumidores online e brand engagers (consome ou cria mídia social relacionada com marcas, produtos e serviços).

Alguns resultados obtidos a partir da segmentação:

• Mulheres de 18-14 são que mais produzem conteúdo nas mídias sociais e também que mais criticam/comentam, dentre todas as classes.

• Entre os que apenas coletam informação de acordo às suas necessidades, a maioria é composta por homens de 18-34, de todas as classes.

• Os joiners (que aderem e gostam de participar de ações em redes sociais) também são homens de 18-34, porém provenientes em sua maioria das classes CDE.

• Já o segmento classificado como consumidores online são, em sua maioria, homens e mulheres com 45 anos ou mais, membros da classe A.

• Brand Engagers (engajados com marcas) são, em sua maioria, homens e mulheres, a partir dos 35 anos, de todas as classes.

Relação do usuário de Mídia Social com as Marcas

Dados desta pesquisa demonstram que o internauta brasileiro parece já ter introduzido na sua rotina o uso da internet como ferramenta de busca e interação com empresas e marcas em geral:

• 81% costuma comparar preços na internet.

• 92% acessa páginas de empresas nos últimos 6 meses.

• 53% tornou-se membro de comunidades online ou fanpages de empresas nos últimos 6 meses.

• Dos que acessam sites de empresas, 24% dos internautas buscam notícias, enquanto 20% deseja aprender novos conteúdos.

• 62% dos internautas classificados como consumidores online possui perfil em alguma rede social.

“Por tais motivos”, aponta o Dr. Jonatas Dornelles (especialista em Cibercultura e Analista Chefe da eCMetrics), “é importante que as empresas desenvolvam ações na Internet contemplando a diversidade dos diferentes segmentos envolvidos na estrutura produtiva e difusora de Mídia Social. Alguns internautas são bons criadores de conteúdo e assumirão o papel de geradores de mídia social. Outros possuem amplas conexões e terão o papel de difusores de marcas, produtos e serviços, por exemplo.”

Motivações dos usuários para acessar páginas de empresas (sites e redes sociais)

O grupo dos consumidores online (identificados mais acima) é o que mais acessa páginas de empresas. Enquanto na população em geral encontramos 14% de consumidores online, entre os que costumam acessar páginas de empresas esse percentual sobe para 25%. As principais motivações para a visita são (nessa ordem): 1) Entretenimento, 2) Conhecer novas pessoas, 3) Passar o tempo, 4) Estar em contato com amigos, 5) Ser reconhecido, 6) Procurar opiniões de outras pessoas.

Quando os brand engagers (indivíduos engajados com marcas) acessam páginas de empresas, desejam geralmente conhecer o mundo ao redor, conhecer novas pessoas e compartilhar conhecimento. Enquanto na população em geral pesquisada encontramos 12% de brand engagers, entre os que costumam acessar páginas de empresas esse percentual sobe para 17%.

Diferentes usos das Mídias Sociais por categorias de Produtos e Serviços

Nessa pesquisa foi possível também “mapear” exatamente os desejos e pretensões dos vários segmentos em relação ao envolvimento com temas ligados a marcas, produtos e serviços.

Os assuntos nos quais os internautas mais se envolvem, seja criando, comentando, editando ou pesquisando sobre mídia social são: tecnologia, CDs, DVDs, filmes e livros – mais de 90% afirmam que se envolvem com esses assuntos.

Quem mais se interessa por “influenciar o desenvolvimento de novos produtos”, os chamados “criadores” e os brand engagers, representam, respectivamente, 16% e 12% da população em geral pesquisada. Já entre os consumidores online chega a 24% o percentual de ambos. As áreas onde eles mais estão interessados em colaborar são (nessa ordem): 1) Livros, 2) Galerias e museus, 3) Brinquedos, 4) Telecomunicação móvel, 5) Games e Consoles, 6) Medicamentos/Suplementos, 7) Software, 8 ) Produtos de luxo, 9) Esporte, 10) Finanças pessoais.

Outra necessidade dos internautas em relação às empresas é obter respostas pessoais para suas dúvidas (uma espécie de serviço de atendimento ao consumidor online). Os internautas com perfil “crítico” (13% dos entrevistados, 20% entre os brand engagers) são os mais afeitos a esta demanda e as áreas onde mais há interesse nesse sentido são (nessa ordem): 1) Restaurantes, 2) Brinquedos, 3) Móveis e decoração, 4) Esporte, 5) Galerias e museus, 6) Moda e vestuário, 7) Produtos de luxo, 8 ) Energia e meio ambiente, 9) Cosméticos, produtos de beleza e higiene, 10) Bebidas alcoólicas (vinho, licor, cerveja, etc.).

“O estudo deixa muito claro que o uso de diferentes canais e ferramentas de mídia social dependerá não só do perfil dos usuários, mas também da categoria na qual eles interagem. Por isso é muito importante que as empresas/marcas entendam não só o comportamento dos usuários de mídia social num panorama geral, mas também como esses internautas consomem seus produtos específicos e os conteúdos sobre estes nos canais de Mídia Social. Tendo isso em vista, foram considerados neste estudo 25 grandes mercados”, afirma Ivan Cásas.

Conclusões

O estudo demonstrou que o internauta brasileiro já está inserido na era web 2.0 e tem na internet um instrumento de busca por novidades, entretenimento, informação e interação com empresas. O consumidor brasileiro online está disposto a dialogar com as empresas e quer ser ouvido e participativo nas decisões que competem aos produtos e serviços que utiliza, através de redes sociais e outras formas de atendimento online. Cabe agora às empresas o papel de preparar-se para esta nova realidade, adequando-se para atender às necessidades deste novo consumidor.

Observações sobre Metodologia empregada

Foram entrevistadas 2.440 pessoas entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro de 2010 utilizando o painel online eCGlobalPanel. Essa amostra garante uma margem de erro máxima de 2% a um nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas de forma online com a utilização de questionário padronizado e estruturado com acesso via internet.

Sobre a eCMetrics (www.ecmetrics.com)

eCMetrics é uma Agência e Consultoria Estratégica de Mídia Social especializada em promover o engajamento entre consumidores e marcas através do uso estratégico de Mídias Sociais. Fundada em 2003 por pioneiros na área de marketing digital na América Latina, possui sede no Brasil, Estados Unidos e México. Para mais informações: jessica_neri@ecmetrics.com

Sobre eCGlobalPanel (www.ecglobalpanel.com)

Fundada em 2006, eCGlobalPanel é uma empresa pioneira e líder no desenvolvimento de Comunidades de Opinião na América Latina. Oferece soluções interativas que ajudam empresas e organizações a melhor alcançar e dialogar com seus consumidores em todo o mundo. Atualmente, o painel eCGlobalPanel conta com mais de 190 mil consumidores ativos no Brasil e mais de 500 mil na América Latina. Para mais informações: contato@ecglobalpanelcorp.com

Contato:

Para mais informações sobre este estudo, entre em contato diretamente com a eCMetrics através do e-mail jessica_neri@ecmetrics.com (setor de Comunicação e Marketing da eCMetrics) ou pelo telefone (11) 3711-4294 (Ramal 224). 

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