Para quem passou dos 40 e ainda está no Japão em busca de um trabalho.

12-10-2010 07:31

 

Para quem passou dos 40 e ainda está no Japão em busca de um trabalho

video sobre fim do emprego e empreendedorismo: https://www.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related

Video sobre ganhar dinheiro sem sair de casa. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=yebohi8xWmg.  

EMPREGO - JAPÃO
Dom, 10 de Outubro de 2010 13:32
 Se as suas economias acabaram, então não tem mais como escolher ou esperar pelo melhor. E se você passou dos 40, saiba que precisará de muita paciência, perseverança e humildade para conseguir voltar ao mercado de trabalho.

Se tiver especializações técnicas, talvez consiga um emprego com mais facilidade. Mas, se a sua realidade não é essa, a primeira opção é evitar a concorrência.

Ofertas de trabalho, cujo salário por hora é aparentemente bom para o posto, naturalmente vão atrair mais candidatos. E é claro que os empregadores vão dar preferência para quem tem menos idade. 

Assim, candidatar-se para as vagas de salários mais baixos aumenta as chances. Se conseguir a vaga, trabalhe, mostre capacidade e, assim que tiver oportunidade, negocie um salário melhor.

Outro detalhe é que para uma empresa contratar um trabalhador estrangeiro de forma direta, ela vai querer primeiro saber como ele é e como ele trabalha.

Por isso, a "porta de entrada" é o trabalho "part time", "arubaito". Algo sem muito compromisso.

Nesse caso, o contratante, geralmente, oferece ajuda-transporte. Mas, se puder, vai preferir contratar quem mora mais perto do local ou quem não precisará dessa ajuda.

Portanto, se estiver procurando um trabalho "part time" ou "arubaito", tente os locais mais próximos da sua casa. 

Quanto à língua japonesa, treine em kanji, katakaná e hiraganá, o seu nome, endereço e o nome da última empresa em que trabalhou e o tipo de trabalho.

Se quiser avançar, treine também o nome do banco em que tem conta e que vai apresentar para o depósito do salário.

Geralmente, o contratante de um "arubaito" pede para que o candidato preencha a ficha na hora. E se conseguir preencher essas partes, ainda tem chance.

Ao falar com o empregador, pessoalmente ou por telefone, troque o "wakarimashita" pelo "kashikomarimashita". Os dois significam "entendi", mas o segundo modo é mais polido e faz diferença.

Setores que empregam idosos podem ser a melhor opção, porque o empregador poderá considerá-lo como um candidato ou candidata jovem, o que aumenta a chance de contrato.

O  setor de limpeza (せいそうー清掃ーSeisou)de prédios, shoppings, hospitais, hotéis é um dos que podem ser explorados pelos trabalhadores brasileiros que já passaram dos 40.  

Agora, quem têm 60 anos ou mais, e quer continuar trabalhando, a dica é procurar o  "Silver Jinzai Center" e fazer uma ficha.

O "Silver Jinzai Center" é uma espécie de "Hello Work"  que existe em cada região, mas só para quem tem mais de 60 anos.

https://shigoto.sjc.ne.jp/index.jsp 

Bom, por enquanto é isso, espero que ajude! 

 

Apresentação Oportunidade de Negócio:  https://www.youtube.com/watch?v=mz_A-zhstjU

 

Voltar

Tópico: Para quem passou dos 40 e ainda está no Japão em busca de um trabalho.

Não foram encontrados comentários.

https://dicadeumamigo.webnode.com.br/