Número de estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil cresce 19,4% no semestre.

27-07-2011 16:55

O setor de tecnologia da informação é citado como um dos que mais atraem esses profissionais, segundo balanço do Ministério do Trabalho. 

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26/7) pelo Ministério do Trabalho e Emprego confirma a percepção de que o Brasil tem atraído cada vez mais profissionais estrangeiros. No primeiro semestre do ano, 26,5 mil pessoas de outras nacionalidades conseguiram autorização para trabalhar no País – na maior parte dos casos, com vistos de até dois anos. O número representa um aumento de 19,4% em comparação com o mesmo período de 2010. Quanto às áreas que mais atraem profissionais, o levantamento cita que os setores ligados à tecnologia, infraestrutura e engenharia são os que mais empregam trabalhadores estrangeiros. O estudo mostra também que as duas cidades mais procuradas por essas pessoas são Rio de Janeiro e São Paulo.

Quanto à origem das pessoas de outros países que vêm trabalhar no Brasil, a maioria delas é formada por portugueses, espanhóis, norte-americanos e sul-americanos em geral.

Para César Rego, gerente da consultoria em recrutamento de profissionais Hays, esse aumento dos estrangeiros interessados em trabalhar no País reflete o bom momento vivido pela economia brasileira, o que abre novas oportunidades de desenvolvimento profissional.

Rego avalia ainda que essa invasão de estrangeiros não deve ser encarada como uma concorrência para os profissionais brasileiros. Principalmente, segundo ele, porque o Ministério do Trabalho só concede visto para trabalho em áreas em que está comprovado que não existe mão de obra suficiente no Brasil.

*Com informações da Agência Brasil  

Voltar
https://dicadeumamigo.webnode.com.br/