Dicas para melhorar seu site e aumentar as chances de negócio.

02-08-2011 09:37

Especialista lembra que detalhes simples podem mudar a experiência do usuário em uma página na web. 

Não importa o tamanho da empresa, todas devem – pelo menos em tese – ter o mesmo objetivo: atender bem seus clientes. Mas poucas companhias de pequeno e médio portes se dão conta da importância que os sites têm para isso. O que é um erro, na visão da especialista em desenvolvimento web Kelli Shaver.

Em artigo no Mashable, Kelli dá cinco dicas para que as empresas melhorem o potencial de seus negócios, por meio de seus sites.

Dica 1: Tenha uma versão móvel 

A especialista lembra que, com a disseminação do uso de dispositivos móveis, é fundamental pensar que os usuários vão querer acessar um site pelo smartphone, celular ou tablet.

“Se você não puder criar uma versão separada de seu site para usuários móveis, então pelo menos converse com um desenvolvedor e se assegure de que ele consiga fazer com que a página na web funcione e esteja legível quando acessada por dispositivos móveis”, ressalta Kelli.

Dica 2: Ofereça informações complementares

A especialista lembra que, invariavelmente, os usuários querem obter o máximo de informações em um site. “Mesmo quando eles visitam a página para fazer uma compra, antes eles vão pesquisar opções e detalhes do que estão comprando”, explica a especialista, que completa: “Considere tornar mais fácil o acesso a informações que complementem o conteúdo principal do seu site.”

Algumas coisas que podem ser incluídas são manuais de produtos, informações sobre garantia, detalhes de contato, exemplos de uso, entre outros. Segundo ela, isso demonstra que a empresa está preocupada com o usuário e, ao mesmo tempo, transforma a página em uma fonte de informações para os potenciais clientes, que tendem a voltar mais vezes.

Dica 3: Use AJAX para tarefas simples

Implementar funcionalidades AJAX – usando JavaScript para dividir os conteúdos em pedaços, sem a necessidade de baixar todo o site – pode tornar a experiência do usuário na hora de navegar na página online mais agradável. 

“AJAX pode tornar a recuperação e a busca de informações mais rápida e intuitiva. Pode ainda criar uma experiência mais transparente para o usuário”, defende Kelli. Ela aconselha, no entanto, que deve-se tomar cuidado, uma vez que o uso excessivo do JavaScript pode derrubar algumas coisas do site e tornar as interações confusas, causando mais problemas do que coisas boas.

A especialista lembra que só um bom desenvolvedor terá condições de conseguir um balanço ideal de uso do AJAX. 

Dica 4: Torne simples a busca por ajuda

Kelli destaca que, às vezes, não interessa quantas informações ou detalhes sobre produtos ou serviços a empresa forneça, isso pode não ser suficiente para quem está navegando no site. Assim, é ideal facilitar o acesso às respostas a perguntas mais frequentes e colocar, em um lugar bem visível, as informações de contato com a empresa.

Para a especialista, os bons sites são aqueles que oferecem informações de contato em todas as páginas com o e-mail na parte debaixo e o telefone no topo.

Dica 5: Mantenha a página simples e organizada

Como dica final, Kelli aconselha que se você está construindo ou mudando seu site, uma regra de ouro é olhar o design da página escolhida e se perguntar o que pode ser removido para tornar o site mais fácil para o usuário. “Poderia ser um bloco inteiro de texto ou a cor usada no fundo ou nas bordas”, exemplifica. “Continue revisando cada detalhe para garantir que o website seja limpo, bem organizado e simples para navegar”, conclui. 

Voltar
https://dicadeumamigo.webnode.com.br/