Só 12% das empresas que estão nas redes sociais conseguem resultados efetivos
01-06-2011 18:48Apesar da maioria (69%) das corporações achar que deve crescer o uso dessas novas mídias, 61% ainda não têm uma estratégia adequada.
Enquanto cresce o uso de redes sociais, a maioria das empresas ainda não sabe como, exatamente, colher benefícios desses novos ambientes. A constatação faz parte de um estudo realizado pela Harvard Business Review Analytics Services.
Segundo o levantamento, que ouviu 2,1 mil empresas, cerca de 79% delas já usam ou pretendem utilizar canais como Twitter, Facebook, LinkedIn, entre outros. Mas só 12% delas sentem que conseguem resultados efetivos com ações nesses ambientes.
Na prática, dois terços das empresas consultadas admitiram não ter uma estratégia formal para atuar nas redes sociais e só 7% delas já integraram essas plataformas em seu plano estratégico de marketing em geral. Apesar disso, 69% das pesquisadas concordam que deve crescer o uso das redes sociais entre as corporações, mas 61% admitem que ainda precisam descobrir qual a melhor estratégia de atuação.
Quanto às principais barreiras citadas, o maior desafio sentido pelas empresas é conseguir comprovar o retorno sobre o investimento em ações nas redes sociais. Também nesse sentido, apenas 12% das empresas consultadas contam hoje com uma equipe dedicada a atividades em sites como LinkedIn, Facebook, Orkut, entre outros.
Os responsáveis pelo estudo consideram que, por conta da dificuldade de entender os benefícios reais de atuar nas redes sociais, a maioria das corporações prefere hoje fazer algumas experiências pontuais nesses sites. A maior parcela das ações (50%) realizadas têm como intuito melhorar o conhecimento da marca, produtos e serviços oferecidos pela organização.
———
Voltar