Qual é a melhor impressora? Veja como escolher a ideal para seu perfil

09-08-2011 12:09

Em meio a tantas opções, é preciso ter cuidado na hora da compra. Confira o modelo que mais se adequa às suas necessidades. 

www.olhardigital.com.br/produtos/central_de_videos/qual_e_a_melhor_impressora_veja_como_escolher_a_ideal_para_seu_perfil

Links da Matéria
Confira a nova impressora de chocolate 3D 

Na verdade, esta primeira pergunta acaba se desdobrando em um pequeno questionário: você imprime muito? Precisa de muita velocidade? Quer cópias frente e verso? O número de opções no mercado é grande e cada uma delas tem uma peculiaridade que pode fazer a diferença na hora da compra.

Fernando Lewis, vice-presidente para impressoras da HP explica que o importante, na realidade, não é a impressora mais barata ou mais cara, cartucho mais barato ou cartucho mais caro. O importante é ver a sua necessidade com relação àquela impressora.

Depois de traçar seu perfil de usuário a escolha fica um pouco mais fácil. Neste segundo passo, além da qualidade de impressão e praticidade, o importante é fazer a relação "custo-benefício" da impressora que você pretende adquirir. Isto é, saber quanto você vai gastar a cada página impressa.

"Existem impressoras que têm uma função chamada Duplex, que é a impressão frente e verso automática. Para quem imprime muito, por exemplo, quem tem criança em idade escolar e que não precisa imprimir uma página por folha nos trabalhos, economiza 50%", explica Kao Mei I, gerente de negócios da Epson. "Normalmente, na própria embalagem, os cartuchos de tinta trazem a informação sobre o rendimento do cartucho e quantas páginas ele imprime. Faça a conta!", completa.

Vale lembrar também que, hoje, esses cartuchos podem ser facilmente recarregados. Mas tenha em mente: as impressoras a jato de tinta são ideais para quem faz o uso esporádico do equipamento. Já para aqueles que necessitam de um volume maior de cópias, o mais indicado mesmo são as impressoras laser ou as chamadas "Office-jets".

Lewis, da HP, explica que quando você imprime cerca de 1000 cópias por mês, poderá entrar em um grupo de impressoras que, apesar de serem caseiras, funcionam para um pequeno escritório. Se você é um advogado ou alguém que imprime um pouco mais em casa, já pode ter uma chamada Office-jet. "Uma impressora laser em casa, por ser para alguém que tenha necessidade de impressões em preto e branco. Ou seja, você não tem uma flexibilidade de imprimir colorido. Uma impressora a laser colorida já sai fora, em questão de preço, da necessidade de se ter em casa", completa Lewis.

 

Não tenha dúvida, o toner – usado nas impressoras laser – é mais eficiente e mais barato do que um cartucho de tinta. Às vezes, a autonomia, ainda que somente em preto e branco, pode chegar a 10 vezes o que imprime um cartucho de jato de tinta.

A não ser que você imprima muitíssimo pouco ou precise de um modelo específico para imprimir fotos com resultados profissionais, uma impressora básica talvez não seja a melhor escolha hoje em dia. Unindo a utilidade de impressão, scanner e copiadora em um só equipamento, as multifuncionais vêm dominando o setor; hoje representam 85% do mercado de impressoras. Além de economizar espaço, o produto economiza dinheiro, já que dificilmente os três adquiridos em separado alcançariam tão baixo valor.

Fernando Lewis completa: "No começo, as multifuncionais em todo o mundo tinham uma certa restrição do público, ao ver o '3 em 1' como uma coisa que não fazia sentido. Mas as multifuncionais têm uma qualidade perfeita, como se você comprasse separado, e com a facilidade de você ter, em um único espaço, toda essa tecnologia".

Em meio a tantas opções é mesmo difícil diferenciar umas das outras. O que determina o preço final e utilização são quesitos como o design, funções extras, características e, claro, os suprimentos.

Agora que você já sabe para que cada tipo impressora é indicada, pense bem e avalie qual delas atende a sua necessidade. Outra dica: se, por exemplo, você quiser usar uma única impressora para vários computadores, tenha em mente uma opção com wi-fi integrado; geralmente, as mais novas oferecem essa função. De olho nessas dicas, vai ficar bem mais fácil escolher. 

Voltar
https://dicadeumamigo.webnode.com.br/