PagSocial: utilize posts em suas redes sociais como pagamento de produtos.

11-06-2011 11:42

Mensagens via Twitter, Facebook ou Orkut se tornam moeda na 'compra' de produtos virtuais. Veja como! 

Stephanie Kohn

Já pensou pagar as coisas com tuítes ou mensagens no Facebook? A ideia do PagSocial é justamente essa: você baixa arquivos de graça em troca de posts no seu perfil das redes sociais. 

Juninho Kennedy, um dos fundadores, disse que criou o PagSocial para divulgar o seu CD de uma forma diferente. "Pensei em disponibilizar meu CD de graça e, em troca, as pessoas postariam uma mensagem divulgando o álbum nos perfis das principais redes sociais. Depois, pensei em expandir o site para o público, onde todos pudessem usar essa moeda de troca digital", conta.

Para disponibilizar algum conteúdo, basta entrar no site, fazer o cadastro e postar o link que você quer compartilhar. A partir daí, todas as pessoas que se interessarem em fazer o download, devem fazê-lo por meio de uma das redes sociais: Facebook, Twitter ou Orkut. Então, o site disponibiliza o arquivo e já posta, automaticamente, uma mensagem no seu perfil dizendo que você acabou de baixar o conteúdo. "O pessoal tem gostado bastante. Eu já vi de tudo no PagSocial, até uma revista digital no idioma esperanto", conta o fundador.

Já existem alguns serviços parecidos como o Pague com um Tweet e o PagTweet, mas todos são focados apenas no microblog. "Nosso intuito é adicionar ainda mais redes, como Tumblr e LinkedIn. Além disso, queremos mudar o layout do site para deixá-lo ainda mais claro e objetivo", diz.

O legal do serviço é que o usuário que disponibiliza o link no PagSocial pode inserir os botões de compartilhamento via Twitter, Facebook e Orkut no seu próprio site. Isso elimina a necessidade das pessoas terem que visitar o PagSocial para ter acesso ao conteúdo. "Assim que a pessoa disponibiliza o link, criamos os botões de download que podem ser copiados para qualquer site. A pessoa interessada no arquivo só precisa clica ali e pronto, faz o download e já divulga no seu perfil", comenta.

A princípio, Juninho e os programadores Roger Augusto e Lucas Azambuja não pretendem monetizar o serviço. Mas a ideia é que, assim que a base de usuários aumentar e o site se popularizar, eles insiram uma forma do PagSocial gerar dinheiro para eles. "Acho que monetizaremos o serviço quando tivermos mais ferramentas de estatísticas [hoje o site fornece apenas informações sobre a quantidade de downloads feitos em cada uma das redes sociais]. Também podemos apenas incluir o Google AdSense ou criar nosso sistema de publicidade, mas tenho medo de muitos anúncios afastarem usuários", explica. O co-fundador ainda acredita que uma outra ideia é criar assinaturas premium, com mais ferramentas de estatísticas e até de layout, que poderiam ser monetizadas.

Se você gostou da ideia de disponibilizar seu material em troca de divulgação nas redes sociais, entre no site e faça seu cadastro - o resultado pode ser bastante positivo. O PagSocial está no ar há apenas 26 dias e criou 46 links que geraram cerca de 1.489 downloads. 

 

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