Os mercados mais quentes da internet

30-04-2011 14:10

por Ana Cristina Dib e Marisa Adán Gil, com a colaboração de Patrícia Machado

O empreendedorismo ganhou o mundo virtual e vem expandindo fronteiras no comércio eletrônico, na educação a distância e sobretudo nos negócios ligados às redes sociais. Mas quais são os melhores caminhos diante do universo aparentemente infinito de oportunidades da web? Para responder a essa pergunta, coletamos dados e estatísticas sobre os mercados, conversamos com dezenas de especialistas e mapeamos os modelos de negócios com maior potencial de crescimento nos próximos meses. De um portal de noivas - que pagam para ter seu perfil na rede - a um site onde alunos se preparam para o Enem com aulas ao vivo e tiram dúvidas em tempo real, desbravamos um território repleto de possibilidades. A seguir, você vai conhecer iniciativas originais e lucrativas nos sete mercados mais quentes do momento: turismo, educação, entretenimento, compras coletivas, produtos e serviços para mulheres, suporte para o comércio eletrônico e marketing em redes sociais. Inspire-se: o futuro está na internet - e também nas suas mãos.

TURISMO

CONEXÕES LUCRATIVAS Nos últimos dois anos, o mercado virtual de turismo apresentou um forte crescimento, especialmente no que se refere à compra de passagens aéreas. Mais recentemente, aumentou também o número de sites dedicados à comparação de preços e trocas de informações. Segundo o instituto de pesquisa e-bit, 62% dos brasileiros costumam pesquisar na internet detalhes de destinos de viagem e preços de passagens e hotéis. "Há espaço para novos modelos de negócio nas áreas ligadas a esses serviços", diz Cláudio Felisoni, do Programa de Administração de Varejo da FIA (Provar).

EDUCAÇÃO

UMA NOVA FORMA DE ENSINAR
Professores vendem diretamente seus cursos na internet. Os alunos escolhem com quem vão estudar e dão notas às aulas. Sim, isso já acontece hoje no Brasil. Um dos primeiros setores a realmente vingar na rede, a educação agora passa por um estágio mais sofisticado de transformação. "A web torna o aprendizado mais interessante. O estudante ganhou mais autonomia porque decide como e quando quer estudar", diz Frederic Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

 

ENTRETENIMENTO

DIVERSÃO COMPARTILHADA Um dos setores que mais vem lucrando com o fortalecimento das redes sociais é o de entretenimento. Estão em alta negócios que possibilitam às pessoas trocarem informações sobre cinema, teatro, programas de TV, livros e músicas ou que aproximem os produtores da área cultural de seu público. Sem contar o gigante mundo dos games. "É um mercado que cresce 10% ao ano no mundo", diz Winston Petty, presidente da Abragames. "Uma área promissora é a da produção de jogos sob encomenda para empresas."

COMPRAS COLETIVAS

VEM AÍ A SEGUNDA FASE 
Nos EUA, já são mais de 500 sites de compras coletivas. Por aqui, o fenômeno cresce na velocidade de dois novos sites por semana - passando dos 60 negócios. Agora, virá uma segunda etapa de desenvolvimento: sites segmentados, em setores como gastronomia e beleza, agregadores de endereços de compras coletivas, descontos individuais - e não por grupos. No limite, qualquer negócio de comércio eletrônico poderá oferecer esse modelo ao consumidor. "No futuro, todas as compras serão em grupo", diz Francisco Perez, do fundo de capital semente Inseed Investimentos.
 
SITES FEMININOS
 

O PODER DAS MULHERES Parecia que ninguém compraria um perfil em uma rede social. Mas, no Brasil, 20 mil noivas já pagaram para ter um espaço virtual onde possam colocar listas de presentes e postar fotos do casamento. O mercado feminino na internet é um dos mais interessantes. No entanto, apesar de as mulheres serem responsáveis por 50% do comércio eletrônico (segundo o e-bit), é pequeno o número de empresas on-line dedicadas a elas. "Quando os empreendedores investirem nessa área, o resultado vai ser explosivo", acredita Andiara Petterle, da consultoria Sophia Mind.

SUPORTE PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO
 

GANHOS NOS BASTIDORES DA INTERNET Quem abre um estabelecimento na web irá precisar de uma série de serviços: logística, pagamentos, marketing, design, finanças. Negócios que oferecem esse tipo de retaguarda estão crescendo muito. Há até sites em que qualquer pessoa monta sua loja: é só escolher os produtos que deseja vender.

MARKETING EM REDES SOCIAIS
 

NEGÓCIOS ESCONDIDOS NAS COMUNIDADES Com a explosão do Twitter e do Facebook, um novo campo de ação surgiu para o empreendedor: o marketing em redes sociais. As grandes empresas estão inseguras sobre o que é falado a seu respeito nas comunidades. Quem souber fazer um bom trabalho de monitoramento e colocar essas corporações em posição favorável tem tudo para crescer. Outra tendência são os anúncios em redes sociais: apesar da resistência dos participantes, eles são cada vez mais comuns. "O grande desafio é integrar e-commerce e redes sociais", diz Gustavo Donda, diretor de criação do grupo de comunicação TV1. "Esse casamento ainda está no começo, há muito o que explorar."

 

 

 

 

Voltar
https://dicadeumamigo.webnode.com.br/