No Trabalho de Vendas Não Existem Fórmulas Mágicas ou Receitas Infalíveis
O sucesso é alcançado com:
- Trabalho eficiente
- Planejamento criterioso
- Respeito profissional
- Treinamento adequado
- Afinidade com a atividade
O vendedor deve ter a fundo o CONHECIMENTO DO SEU PRODUTO, DO SEU NEGÓCIO para saber aplicar as técnicas de vendas.
O “vendedor treinado” tem confiança em si e saberá despertar no comprador o interesse nos seu produto ou serviço e argumentar as vantagens na aquisição de um dos seus produtos.
Com detalhes úteis e preciosos o “vendedor treinado” saberá contra-argumentar.
O vendedor deve manter positividade no fechamento da venda. Deve preparar-se para uma objeção não ser um problema. Sabendo, poderá ser utilizada como “ataque “ de venda.
A objeção deve ser tratada com cuidado, paciência e perspicácia.
A objeção é sinal de compra, é a relativa certeza de fechar o negócio.
Deixe seu cliente satisfeito, ele será a fonte de novos negócios.
A lealdade e a eficiência é propaganda e você irá adquirir novas vendas.
PROFISSÃO - VENDEDOR
O vendedor é o elo de ligação entre o consumidor e a firma, é o grande responsável pela imagem da empresa e sua mercadoria.
O vendedor é geralmente encarado como um “simpático”, fala muito e não diz nada, enrola o comprador, promete mil vantagens até conseguir o pedido ou a proposta assinada. O mercado está cheio de preenchedores de cotas e pedidos.
O bom profissional não nasce pronto, tem no máximo aptidão para vender.
O treinamento é o conhecimento do que vende, através de cursos, leitura do contrato e ouvir conselhos teóricos que, quase sempre, considera inúteis e dispensáveis, lhe darão segurança e um trabalho altamente rendoso.
Ele tem necessidade de aprender, de se especializar, para saber mais a respeito do que vende.
Nos dias em que atravessamos e vamos atravessar, o vendedor deve-se concientizar que a venda, assim como a medicina, direito e outras profissões, adquiriu maturidade e se torna cada vez mais sofisticada, por isso, necessitamos de conhecimentos para instruir, ajudar e aconselhar os clientes.
Para se ter um trabalho altamente profissionalizado, tanto em educação como em atitude, a preparação e o conhecimento na carreira de vendas são extremamente necessários.
O vendedor preparado é tranqüilo, as possibilidades aumentam e as condições financeiras tornam-se maiores.
O “profissional” em vendas terá hoje uma invejável situação econômica, desde que tenha:
AMBIÇÃO PROFISSIONAL
(Não parar após a primeira venda)
APARÊNCIA PESSOAL
(Não fazer visitas sujo e com camisa aberta. A maneira de se vestir é um respeito ao cliente).
CORTESIA
(Você gosta de ser bem tratado, pensando assim, haja da mesma maneira com quem você estiver tratando)
ENTUSIASMO
(Não desanime nas barreiras encontradas. Siga e a vitória será certa).
EQUILÍBRIO EMOCIONAL
(Lembre-se que qualquer sucesso depende da calma e do equilíbrio).
FACILIDADE DE EXPRESSÃO
(Tenha poder de argumentação e de persuadir).
INICIATIVA
(Estimule a imaginação, a criatividade e a capacidade)
INTELIGÊNCIA PRÁTICA
(Use a maneira mais prática de manejar os conhecimentos comerciais).
SOCIABILIDADE
(Faça bom relacionamento, ele faz parte do sucesso).
LEALDADE PROFISSIONAL
(Seja leal com a marca que vende, com quem trabalha e com seu cliente).