Quer ser um profissional mais produtivo? Trabalhe menos tempo, diz estudo.

Estudo mostra que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que executam tarefas em quatro horas e fazem paradas.

Um estudo conduzido pelo psicólogo K. Anders Ericsson, e publicado pela revista especializada Psychological Review, constatou que as pessoas mais produtivas são aquelas que trabalham por intervalos menores de tempo, mas de forma focada.

Para chegar a essa constatação, o psicólogo estudou um grupo de músicos e tentou detectar o que os membros considerados “excelentes” faziam de diferente. A descoberta dele foi a de que os violonistas que praticavam durante quatro horas e paravam para descanso conseguiam melhores resultados do que seus pares, que tocavam sete horas diárias sem parar. Isso porque, segundo o levantamento, para obter o melhor de sua capacidade, as pessoas precisam fazer paradas regulares.

O pesquisador disse que, baseado nos resultados preliminares o estudo analisou pessoas bem-sucedidas em outras áreas profissionais. “Quando precisam terminar uma novela, autores famosos tendem a escrever só durante quatro horas pela manhã, deixando o resto do dia para descanso e recuperação”, explicou Ericsson, de acordo com o site da Business Insider.

O especialista destacou que os profissionais, em geral, deveriam conseguir desenvolver hábitos de trabalho baseados nessa constatação. A principal dica dele foi a que o ideal é limitar determinadas horas do dia para atividades que requerem um grande esforço mental.

A tese do psicólogo já tinha sido defendida em um livro que transformou-se em campeão de vendas nos Estados Unidos, o The 4-Hour Workweek (Trabalhe Quatro Horas por Semana, em português). Na obra, o autor, Timothy Ferriss, mostra que para cada 20% do tempo que as pessoas trabalham elas deveriam descansar outros 80%. Segundo ele, ao se manter focado, o profissional consegue fazer mais em menos tempo e com melhor qualidade. 

 

https://dicadeumamigo.webnode.com.br/