5 dicas extras para aumentar as vendas do seu site

Dê destaque para um telefone 
Há dois meses, Márcio Albino, sócio do www.amercantil.com.br, percebeu que muitos consumidores procuravam a empresa pelo telefone, localizado na página principal do portal. Para facilitar a vida desses clientes, o telefone de contato foi colocado na página de cada produto, última etapa antes da efetivação da compra. A estratégia deu resultado. Os pedidos por telefone, que representavam cerca de 20% dos 2 mil mensais, cresceram 5%, e a taxa de devolução, que era de aproximadamente 100 pedidos, caiu 5%. “O telefone é um apoio para as pessoas que não têm muita afinidade com a internet”, diz. 

Use linguagem compatível 
O seu site disponibiliza os produtos por marcas, mas o seu público procura por modelo. Esse desencontro vai se reverter em uma péssima taxa de conversão. “Fizemos consultoria para um site de bicicletas que a apresentação era feita por marca, mas as pessoas procuravam por tipo de bicicleta. Alteramos isso e a taxa de conversão aumentou automaticamente”, diz Joe Campos Costa, consultor de E-commerce da consultoria Online. 

Faça uma newsletter 
Para vender mais, nada melhor que uma clientela fiel à sua marca. E uma newsletter pode ser uma grande aliada na fidelização dos consumidores. “Mandamos nossa newsletter com ofertas exclusivas”, explica Felipe Fernandes, da Ambient Air, que envia a mensagem para 35 mil pessoas semanalmente. Os resultados positivos animaram a empresa, que a partir de novembro passará a enviar o e-mail duas vezes por semana. 

Preste atenção na disposição dos produtos 
Nada de fotos amadoras ou ângulos que não mostrem plenamente as características dos produtos. Ter mais de uma foto do mesmo produto também é recomendável. “A disposição das fotos precisa ser organizada e com qualidade. Tem que chamar a atenção dos consumidores”, diz Pedro Guasti, diretor da consultoria e-Bit. 

Invista em segurança 
Oferecer um site seguro aos consumidores é fundamental. Mais ainda se a sua empresa não tem uma marca conhecida, com clientes fidelizados. “O consumidor precisa de confiança para efetuar a compra. Eles fazem questão de comprar em uma página ‘https’, com ‘cadeado virtual’ e selos que atestem a segurança”, diz Pedro Guasti, diretor geral da consultoria e-Bit. “Exige bastante investimento, mas na cabeça do consumidor que não conhece a marca, faz diferença”, diz Márcio Albino, sócio da amercantil.com.br. O portal de Albino possui selos de segurança de consultorias especializadas na página principal. 

Essa matéria é um conteúdo extra da edição 250 (novembro/2009) da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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