3 segredos do sucesso para poupar dinheiro

Você acreditaria se eu lhe dissesse que há segredos para economizar dinheiro? Bem, é verdade. Há alguns segredos que podem ser usados para poupar dinheiro, mesmo que você sinta que não sobra dinheiro para poupar. Na verdade estes “segredos” são de conhecimento público há décadas. Mas cabe a você decidir se quer ou não usá-los. Cada vez mais, as pessoas começam a perceber a importância de administrar recursos financeiros, de forma a possibilitar alcançar as meta e a tão sonhada Independência Financeira.

 

Segredo 1: Orçamento financeiro

Primeiro, você precisa criar uma forma de orçamento. Sei o que você pensa ao ler isto, mas antes você possa pensar em poupar dinheiro você tem que saber para onde seu dinheiro está indo. Não há simplesmente como fujir disso. Como você pode decidir onde fazer cortes ou decidir onde você irar poupar se não tem idéia para onde seu dinheiro está indo? São há como.

E isso não precisa ser chato. Muitas pessoas foram bem sucedidas ao longo da vida sem ficar rastreando cada centavo que gastam. Você pode provavelmente começar por fazer o mesmo. Inicialmente, você tem que parar, sentar e descobrir para onde seu dinheiro está indo. Quanto está sendo gasto com habitação, serviços, compras, empréstimos e entretenimento? Depois de ter criado uma imagem clara de onde vai o seu dinheiro em um mês típico você pode começar a identificar tendências e áreas de problema. Depois de ter encontrado as áreas de problema é que você terá uma idéia melhor de onde você pode cortar e em quanto. Depois você pode usar esse dinheiro para a sua poupança.

Como você pode ver, a idéia é pintar um retrato de onde seu dinheiro está indo e não de ficar sabendo como cada centavo é gasto ao longo do dia. Sim, é possivel também fazer isso, mas isso é o que faz com que a maioria das pessoas desistam após algumas semanas.

 

Segredo 2: Pague a você mesmo em primeiro lugar

Depois de identificar onde está indo seu dinheiro você deve ter uma reserva de alguns reais para pôr de lado em sua poupança ou um plano de aposentadoria. Isso é um grande começo, mas há um outro segredo para poupar dinheiro: pagar-se primeiro.

Você provavelmente já ouviu essa frase antes. Se você for como a maioria das pessoas que espera até que seu o salário seja depositado na sua conta corrente. Daí você paga as contas, faz as compras semanais antes de decidir o quanto você pode dar ao luxo de depositar na poupança. Nesse momento você se dá conta que a quantidade é pequena e fica preocupado porque pode precisar desses poucos dólares no fim da semana. Por causa disso você evita depositar o dinheiro na poupança. Grande erro.

Você precisa tratar em suas economias da mesma maneira que tratar outras contas. Quando a sua conta de energia elétrica vier o que você faz? Faz questão de  pagar, não? É assim que você precisa tratar a sua poupança. Se seu objetivo é economizar 100 reais por mês, pense que você tem uma conta de 100 reais a ser paga todo mês. Se você encara isso como conta você estara mais propensa a fazer este depósito.

Mas só encarar sua poupança mensal como uma conta não é suficiente e é aí que entra a idéia de pagar-se primeiro. Você precisa criar um plano de poupança automático onde você faz o depósito de dinheiro em sua conta poupança antes mesmo de ter a chance de gastá-lo. Aos poucos você se acostumará e nem vai sentir a falta de dinheiro que está indo para a poupança todo mês. A sensação de Estar fazendo certo, o seu subconsciênte lhe ajudará a permanecer motivado fazê-lo.

 

Segredo 3: Gaste menos do que ganha

Este é o princípio maior das finanças pessoais. Se você não conseguir seguir este segredo você nunca será capaz de economizar dinheiro. Você simplesmente tem que gastar menos dinheiro do que ganha e não há maneira de contornar isso. É o chamado fluxo de caixa.

Se você ganhar 100 reais e gastar 110 agora você está em negativo em 10. Onde é que dez reais extras virão? Geralmente é dinheiro emprestado ou de um cartão de crédito ou algum tipo de empréstimo. E adivinhe o que? Esse dinheiro vem emprestado com juros. Isso significa que você está realmente gastando mais do que dez reais. Quando você começar a fazer isso mês após mês, regularmente e com grandes volume de dinheiro é fácil ver como como as pessoas ficam em dívida. E é exatamente por isso que a maioria das pessoas sente que não têm dinheiro para economizar.

A medida que a dívida se acumula, você vai se encontrar pagando parcelas mensais durante 10 ou 20 anos por algo que você não poderia comprar e pagando uma fortuna só em juros.

Esses segredos soam como comum senso comum? Deveriam. A maioria de nós sabe que precisamos de orçamentar nosso dinheiro, colocar dinheiro reservado para o futuro e ficar sem dívidas mas muitos de nós não conseguimos. Infelizmente, a menos que você ganhe na loteria não há segredos para ficar rico. Estes três princípios de boa gestão do dinheiro são a base das economias pessoais.

Uma coisa é certa. Se você pode orçamentar seu dinheiro assim como gastar menos do que você ganha e consegue colocar parte do dinheiro em uma poupança ou conta de aposentadoria antes que você tenha tempo para gastá-lo, você vai ser capaz de poupar dinheiro e construir a sua fortuna pessoal.

 

Assim faz se necessário perceber a importância da Educação Financeira, pois sem o planejamento cuidadoso, nossos gastos serão sempre maiores do que poderemos imaginar. Assim os objetivos financeiros poderão ser atingidos mais facilmente. A boa notícia é que nunca é tarde para começarmos a aplicar esses segredos no nosso dia a dia. Estamos falando de mudanças de comportamento, pois nós temos grande dificuldade em trocar o consumo presente por consumo futuro. 

https://dicadeumamigo.webnode.com.br/